quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pressão alta na gravidez


         Esse é um  tema um pouco difícil pra mim, é a segunda vez que passo por isso. Vamos primeiro a parte explicativa. Existem 3 tipos de pressão alta na gravidez. O primeiro quando a mamy já é hipertensa, tem que controlar melhor durante a gravidez, mudar os medicamentos, etc...Você só vai passar por isso se já tiver o problema, então antes de engravidar (se possível) passe no seu cardiologista e vá se preparando com a orientação dele.
             O segundo tipo mais conhecido quando sem explicação a pressão sobe nos últimos meses e a criança tem que ser retirada as pressas. Muitas vezes é difícil prevenir, o que se sabe é que qualquer sintoma corra no médico. Dor de cabeça, nada de tomar medicamentos por conta, primeiro afira a pressão, e se estiver alta  corra ao PS mais próximo. Alta na gravidez é considerada acima de 13x9, que já é um sinal de cuidados. Mas tem uma boa noticia, se você teve na primeira gravidez a chance de ter na segunda é a mesma de qualquer outra pessoa ter pela primeira vez. é muito grave, pode levar a morte materna e fetal!
            O terceiro tipo, menos conhecido é o meu caso, pressão alta sem explicação desde o começo da gravidez. Como cuidar? Vai depender do seu médico. Mas siga ao pé da letra tudo o que ele te disser! Na minha gravidez começa no terceiro mês e inspira cuidados até o final. Aferição de pressão diária, e uma desintoxicação de sal, quero dizer sem comer sal ou qualquer coisa que vá uma pitada de sal, ou de alto teor de sódio.
   Na minha primeira gravidez foi sofrido. O médico me proibiu qualquer pitadinha de sal. Comia de tudo, mas sem sal! HORRÍVEL.Chorava no banheiro escondida de vontade de comer um pastel de queijo. RIDÍCULO! Mas é verdade. Depois ele me liberou por um mês a comer 1g de sal por dia. Comprei no atacado aqueles saquinhos com 1g de sal e usava como se fosse ouro, geralmente na carne ou feijão que é insuportável. No mês seguinte eu estava proibida de comer sal de novo, mas em 1 dia do mês liberada pra comer o sonhado pastel de queijo!
    Se fosse só isso, mas cada vez que eu ia na consulta saia com uma lista dos mais estranhos exames. Fiz MAPA, ecocardiograma, eletrocardiograma, URINA 24h (ARGHH!). E outros que nem me lembro o nome.  Tudo sempre deu perfeito, mas cada vez que ia na consulta o médico me alertava que a pressão estava alta. Até um dia, com 7 meses que ele fez um US e achou que o bebe não estava se desenvolvendo corretamente, poderia estar entrando em sofrimento (entenda : morrendo). Neste mesmo dia  ele me disse que era uma menina! Sai de lá atordoada. Fui fazer um US de emergência numa das melhores clínicas daqui. Graças a Deus minha menina estava linda e perfeita!
     Uma das coisas que me impediam de engravidar de novo era o medo de passar por tudo aquilo de novo! Como o Henry caiu de paraquedas (rs*), não tive escolha, e descobri que no meu caso, numa terceira, quarta, quinta gravidez a chance de ocorrer é de quase 100%. Começou exatamente no terceiro mês de novo. Um dia após o almoço, uma dor de cabeça insuportável e debilitante tomou conta de mim. Aferi a pressão, e 15x9. O medo tomou conta de mim. Fiz uns dias de dieta hipossodica, e não tive mais problemas. Conversando com meu médico, ele me liberou de comer de tudo, mas com moderação, e cuidando da pressão. Quando preciso também faço uso de um calmante natural.
    Estava tudo indo bem. Mas descobri que me descontrolo fácil, o que faz minha pressão subir. Outro dia num churrasco na casa da minha mãe, já comi churrasco, né? Ai, fiquei estressada com minha cachorrinha porque ela acabou com o jardim da minha mãe e sujou o quintal inteiro. Logo, a pressão subiu. Me deitei, fiquei quietinha, até abaixar.
   Ontem eu já estava estressada, imaginem, reforma em casa, aquela bagunça, trabalho, filha, marido. Choveu e minha filha ficou 1h sozinha na escola (com 1 professora) porque o transito parou! Coitadinha, eu fiquei com o coração na mão de dó dela. Hoje, na correria da construção tinha um cara vigiando minha casa. Era um senhor de idade, olhou, olhou. Quando eu sai, ele saiu com o carro. Mas na esquina de casa fez o retorno e voltou a olhar a casa. Chegando no trabalho uma chatinha pegou no meu pé porque eu estava 10 minutos atrasada. Perdi a linha com ela, já estava assustada, não sei se atoa ou não, mas A PRESSÃO SUBIU. Liguei para meu marido, contei tudo, passei a placa do carro e fui sentar. Não tive dor de cabeça, nada. Mas um afobamento, tremedeira, e sensação ruim. Chegou a 15x9 de novo! Demorou quase 40 minutos para abaixar! Estou super triste, vai começar a dieta chata de novo. E estou com muito medo de novo de morrer e deixar minha filha, e de perder o Henry.
   Tenho orado e pedido à Deus, por mim, pelo meu bebe, pela minha filha. Só Deus pode cuidar de nós, dar saúde e calma.
   Bom, quem tiver algum caso assim, ou dúvidas, entre em contato comigo, podemos trocar figurinhas!

8 comentários:

  1. Amiga...vai dar tudo certo e não pense negativo, os pensamentos do Senhor para nós são pensamentos de paz e não de mal,... Creia que tudo no final vai dar certo ok?! Posta as fotinhas da barriguinha pra nós!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. olha to de 5 mese to com presao alta 14 por 8
    to desesperada pq ja sou gorda mas nunca tiver problema de pressao alta qual dieta que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rayza...Quando engravidei tb estava "bem acima" do peso, acima de 100kG,estou entrando no 8º mes e não tive nenhum problema.Fiz exames para saber se poderia desenvolver diabetes gestacional, um mapa (para acompanhar a pressao) o maximo que ela chegou foi a 14x9 (em momentos quando estou nervosa ou tensa, ai percebo q sobe) Egordei ate agora 9Kg. Mas estou mto bem de saude graças a deus, Não se preocupe, apenas va as consultas com o obstetra regularmente!! Vai dar tudo certo.

      Excluir
  3. Olá, eu tive pré-eclampsia grave na minha gravidez. Por conta disso meu filho nasceu de 32 semanas. Antes disso fiquei uma semana internada com dieta hipossódica mas de nada adiantou, a bicha piorou da noite pro dia e fizeram meu parto as pressas. Bom, se o seu caso é só a pressão alta, só, quero dizer, se não é eclampsia, teóricamente é mais fácil. Se controle ao máximo, ñ fique nervosa, evite o sal, aguente, é só mais alguns meses, se possível se afaste do trabalho e fique repousando. Bom, se quiser conversar fique a vontade: julianamendesdasilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. oLÁ RAYZA, sei bem o que está passando. Faço dieta hipossódica e tomo calmante natural (as vezes 4 comprimidos no dia) SE quizer mais detalhes, entre em contato

    ResponderExcluir
  5. e vcs estao convidadas a seguir o perfil, podem mandar suas histórias, detalhes, eu publico aqui!

    ResponderExcluir
  6. Oi estou de 7 meses moro no japao,e minha presao esta 16 por 3 mas gracas a deus ainda esta tdo bem, o incrivel e q ne sou diabetica e nem tenho colesterol,mas ne sei explicar o pq do descontrole mas oro pq essa e minha 6 gestacao e e a primeira vez q passo por isso

    ResponderExcluir