quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Deus deu a vida prá cada um cuidar da sua!!! (PARTE II)

    Para falar algo ruim, tem centenas de pessoas, para dizer algo de bom, quase não sobra ninguém na peneira. Mas todo mundo diz que faz isso para te ajudar, não é se meter, é contar. Não é pitaco, é conselho...e por aí vai.
   No post anterior falei sobre principalmente sobre o tamanho da barriga. Nesse vou falar das histórias de terror em que uma grávida vive. Podemos começar listando algumas lendas, superstições e aquelas famosas histórias que aconteceram com o prima da vizinha da sogra do meu amigo...
  O que as pessoas não sabem é que as vezes as grávidas estão mais sensíveis, tem mais pesadelos e não precisam de ninguém para colaborar com isso! Toda grávida tem suas neuroses, medos, e não precisam acrescentar mais nada na sua lista. Se você contar certas coisas para uma grávida sem muito acesso a informação, ela poderá viver um drama. Para quê fazer isso com as grávidas? O que uma grávida na verdade precisa é de apoio, de acreditar que vai tudo bem, e que ela deve correr ao médico com qualquer coisinha sim! E não ficar enchendo ela com mais neuras e pesadelos!
  Uma amiga minha grávida de gêmeos ouviu que depois que os bebes nasciam, a barriga dela ia ficar preta e formar um buraco para dentro e nunca mais ia sair. POR QUE FALAR ISSO PRA ELA? Minha mãe chama essas palavras de "falta de sabedoria" e é mesmo. A coitada ficou assustada com o fato. Na verdade a barriga fica mais escura após o nascimento sejam gêmeos ou não, mas volta ao normal. Isso se deve pelo aumento da irrigação na gravidez, e a não necessidade mais dela. E barriga pra dentro?? Bobagem, se fosse assim todo mundo ia usar a gravidez para ter barriga "chapada".
   Como já contei, tive problemas de pressão na gravidez passada, e ouvi cada história. Uma senhora muito "sábia" veio contar que era perigosissimo, porque a amiga da tia de sei lá mais quem, teve isso e em um US descobriu que o nenem estava morto lá dentro. PARA QUE CONTAR ISSO? Quem sabe assim minha pressão subia mais ainda! Eu estava sendo muito bem acompanhada por um médico, controlando a pressão, me cuidando direitinho. Sabia dos riscos, mas todo o médico informa seu paciente dos riscos e procedimentos. O que ela poderia ter feito era ter perguntado se eu sabia com a situação exigia certos cuidados, etc...nada mais do que isso. Ai sim poderia talvez ter ajudado. Mas uma história escabrosa, ninguém precisa!!!
   E comprar ou decorar o quarto com aquela gatinha Hello Kitty? O que? Você não sabe? A criança nasce com lábio leporino (aquela fenda na boca que pode ir até o céu da boca).Gente, se você acha a Hello Kitty feia ou bonita, pouco importa, mas comprar ou decorar o quarto vai interferir num problema que é exclusivamente genético??? É só para fazer uma grávida ter pesadelos horríveis com os possíveis problemas físicos que seu bebe pode vir a ter.
  Não isso é sério, a prima do marido da tia....PAROU!!! Você pode ter certeza que ai vem mais uma lenda urbana...é verdade que alguns fatores podem causar defeitos no feto. Certos medicamentos, falta de ácido fólico, chás de algumas plantas, drogas, poluição crítica, substancias radiotivas, etc...Mas garanto que amarrar os sapatinhos ou lacinhos das roupas do seu bebe não vão enrolar o cordão umbilical dele na hora de nascer. Que beber Coca Cola não vai fazer ele apodrecer dentro da barriga (apesar dessa porcaria não ter nada de bom e ter excesso de cafeína). Que comer abacaxi não vai fazer os ossos do bebe quebrarem ou o bebe nascer mole demais, eu mesma como muito abacaxi porque ajuda na azia, e na gravidez passada fiz o mesmo, minha filha é muito muito muito perfeita e com 3 dias de vida era capaz de levar a cabeça e virar quando deitada de bruços.
  Nada que você coma ou deixe de comer vai fazer a cor do seu bebe ser diferente, mudar os olhos ou cabelos. A genética se encarrega disso, arrastando genes do passado as vezes. Manchas na pele da criança não parecem porque você colocou esse ou aquele objeto sobre a barriga, são genéticas na maioria das vezes. Meu avô tinha uma mancha no mesmo lugar que minha filha tem (lateral do tórax, acima da cintura. Minha mãe tem essa mesma mancha, não lembro onde. E meu sobrinho também tem num lugar diferente. Mas é a mesma manchinha. Eu não tenho! Agora se é um pêssego, uma maça, fica por conta da imaginação de cada um.
   Usar colar ou crachá faz aparecer mancha, ou o cordão enrolar na hora do parto...bobagem pura! Quem trabalha em empresa e usa crachá pendurado? Agora conte quantas tiveram filhos e quantos tiveram a mancha? Um acaso. E mesmo assim, mancha não é defeito, não é problema, é só uma caracteristica!
   E mesmo quando o bebe nascer você ainda será vítima das histórias pra boi dormir...Como o umbigo saltado,é falta de cuidado da mãe, é porque ela deixou o bebe chorar demais, é porque ela fez isso ou aquilo na gravidez. MENTIRA!!! Se chama hérnia umbilical, e é uma caracteristica do bebe ter ou não. Não é nada externo apesar de estar aparente externamente, e não tem o que fazer na maioria dos casos a não ser esperar que evolua e fique normal. Isso pode levar até 1 ano. E as vezes é necessário uma cirurgia para corrigir, porque podem ser os órgãos internos podem estar fora do lugar, pressionando o umbigo para fora. E a propósito, colocar moeda e esparadrapoesparadrapo, isso porque usei o hipoalergenico microporoso, e trocava de posição. Desisti de usar. Troquei de médico que quase riu da minha cara de usar a lenda da moeda...Ele me explicou tudo e disse que em até 2 anos poderia regredir. E aconteceria sozinho! Demorou os dois anos e hoje é normalzinho!
   Então não encuquem com o que ouvirem por aí!!! E por favor, não encham o saco das grávidas!!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Deus deu a vida prá cada um cuidar da sua!!! (PARTE I)

  Como tem gente pra palpitar...Quando crescemos, vem a pergunta: já tá namorando? Mas você vai ficar pra titia...Nossa você é muito novinha pra isso... Quando o relacionamento é sério  "quando vocês vão se casar?" Além da melhor data, de ser cedo ou de estar enrolando, você começa a ouvir histórias escabrosas...De casamentos que deram errado, de que isso é besteira, de que isso é bom, de que a lua de mel deve ser assim, até coisas do tipo : "BEM NÃO FAZ UMA BESTEIRA DESSA DE ESTRAGAR A SUA VIDA!"
   Você mau casou e começam as perguntas sobre quando vem os filhos, e os pitacos...até receitas de como engravidar. Claro uma mulher grávida não fica de fora da vida dos pitaqueiros de plantão. Eu sinceramente não ando com muita paciência. Até ouvir que era menino ou menina por isso ou aquilo não me incomodava. Mas agora a diversão dos que não tem o que fazer e comentar o tamanho da minha barriga.
   Como você está grande, devem ser gêmeos. Eu afirmo, é um só, mas a pessoa insiste..."pergunta para seu médico porque você está ENORME, com certeza são dois e ele não viu o outro!" Mas você tem certeza que é menino? Sua barriga é de menina, porque quando a mãe fica assim com os peitos grandes e gorda é menina! Você está de quanto tempo? De 6 meses? É melhor parar de comer então, segurar a boca (essa foi um cliente, homem que falou essa semana)
   Se eu sou gorda, estou gorda ou não é um problema meu!!! Por que se meter? Porque não tem o que fazer!!! Mas as pessoas insistem, e continuam afirmando que são gêmeos. Conversei com a médica do US essa semana que me deu uma explicação para o fenômeno JAMANTA! É meu segundo filho, a primeira deixou a barriga flácida, que faz com que inche e apareça mais inchada. Ai juntam os gazes, causados pela progesterona, e se resulta numa ENORME BARRIGA.
  A auto estima de uma grávida não costuma ser assim aflorada. As vezes aparecem manchas na pele, espinhas. Mas mesmo quando isso não acontece o corpo muda muito e nem sempre você se sente confortável. Se isso não bastasse, você tem que ouvir comentários de como engordou, como está ENORME. O que eles querem? Que eu ligue a sirene antes de dar a ré? Mas esses comentários não são um privilégio das de peso avantajadas, as magras com pouca barriga também escutam que estão com as contas erradas, que o nenem vai ser muito pequeno, que nem está gravida de verdade, que a barriga não é assim, que vai ter parto prematuro e que o bebe deve ter morrido na barriga. Que não se alimenta direito, etc....
   O tamanho da barriga não tem haver com o tamanho do bebe necessariamente, nem com saúde, nem com o sexo do bebe, e nem sempre com o tempo de gestação. Então por favor, PAREM DE SE METER NA VIDA DAS GRAVIDAS.
  Sinto que quando se está grávida sua vida se torna pública, sua barriga se torna pública, uma celebridade. Todo mundo tem que dar um palpite, seja o que for. Todo mundo quer passar a mão na sua barriga, como se a gravida gostasse disso, ou trouxesse sorte. Quando ouvimos como você está bonita, como a barriga é linda, que seu rosto resplendesse, como é legal, etc...Isso faz bem, mesmo que não seja verdade...rs*
     Então se você está grávida ou pretende engravidar saiba que vai passar por isso. Se não é o seu caso, se lembre: PARE DE SE METER, se não tem nada de bom pra falar, CALE A BOCA!